top of page

Resenha - Desventuras Em Série/ Mau Começo


Coleção Desventuras Em Série - Vol. 1

Mau Começo

Autor (a): Lemony Snicket

Editora: Companhia Das Letras

Gênero: Literatura Estrangeira/ Fantasia/ Drama/ Ilustrado Infanto- Juvenil/

Páginas: 152

Sinopse: Skoob

As Desventuras em Série surgiram literalmente com um “Mau Começo”, sempre levando o leitor para o extremo, seja de esperança, seja de tristeza, ou ainda de expectativa. Todo esse entusiasmo é impossível de ser conter, afinal, cada capítulo tem algo que simplesmente leva o leitor ao êxtase da loucura. É extraordinário ver que com um mesmo enredo é capaz de encantar o público infantil, e entreter os leitores mais ‘maduros’.


“Na primeira vez em que você experimenta queijo gorgonzola, pode achar que é forte demais, mas, quando você for mais velho, pode querer não comer outra coisa na vida a não ser queijo gorgonzola”.

​​


A trama em 152 páginas narra à primeira parte das inúmeras desgraças que perseguem os órfãos Baudelaire que terão que contar com as suas habilidades, não importando se elas forem à perícia de Violet em inventar coisas, a inteligência de Klaus ou as mordidas de Sunny. Essa ‘má sorte’ tem nome, sobrenome e até título de nobreza, Conde Olaf, sobre ele é melhor dizer o menos possível.



“Há muitos tipos de livro no mundo, o que faz sentido, porque há muitos e muitos tipos de pessoas, e os gostos são diferentes”.


Durante algumas partes a obra se torna enfadonha e um pouco repetitiva, nada que a ótima narrativa não compense, visto que, o narrador é completamente intrometido na história chegando ás vezes a narrar algo absolutamente fora do contexto em relação aos infortúnios dos órfãos Baudelaire, embora considerei particularmente um charme inédito a forma como toda a história é contada. O fascínio pelo livro aumenta, ainda mais com alguns desenhos que abrem e fecham os capítulos.


“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida.”


Lemony Snicket, o autor, soube criar mais que um enredo, ele arquitetou um labirinto de desordens e imprevistos que chamam atenção, gerou personalidades tão marcantes sendo eles bons ou ruins, quanto exterminou a concepção de finais felizes, e não para por aí, afinal esse é apenas o 1º volume da coleção “Desventuras em Série”.

 

Sou o tipo de leitora que se apaixona pela história, pelo personagem, pelo lugar, pelo momento, ou simplesmente o ato de lê-lo. É como se eu me apaixonasse por alguém.

Literatura Brasileira
Clássicos
Terror

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Comente em todo post que fizer diferença na sua vida.
 Não dói, gasta menos de três minutos e faz uma blogueira como eu  sentir um mega orgulho do que faz!

bottom of page