top of page

Resenha - Eleanor & Park


Eleanor & Park

Autor (a): Rainbow Rowell

Editora: Novo Século

Gênero: Literatura Estrangeira/ Infanto-Juvenil/ Romance/ Drama/

Páginas: 328

Sinopse: Skoob

Elenor & Park lhe prende pela simplicidade da leitura, e como tudo gira em torno dos enigmas,e das perdas de Eleanor e das superações e certezas de Park. Todavia esse monopólio em Eleanor torna o livro chato para muitos leitores, e o que define se a narrativa será maçante ou eletrizante são os gostos literários da pessoa que está lendo. O livro é “uma montanha russa que só vai para cima”. (Augustus Waters).


“- Por que você gosta de mim?”

“- Não gosto de você – ele disse. - Eu preciso de você.”

É fácil o leitor conspirar em torno do enredo para que o casal fique junto e forme um belo final clichê, entretanto, a graça estar em saber se a autora vai ou não satisfazer o desejo do leitor. A forma na qual o romance foi escrito deixa em aberto inúmeras interpretações isso acaba causando irritação em leitores que gostam de um enredo com certa precisão.


“Maisie estava perfumada feito uma vendedora da Avon, e arrumada como uma prostitua da babilônia”.


O livro se divide nos pontos de vista de Eleanor e Park, o que acaba causando uma boa ponte de compreensão entre os personagens, assim como do enredo com o leitor. O romance é carismático e açucarado, mas, é impossível não perceber os dramas preocupantes retratados no livro. A linguagem foi a mais real possível ao descrever os “jeitos” adolescentes no 1º ano do ensino médio, por isso é impossível não suspira ou achar uma graça de determinados diálogos.


"Você salvou a minha vida, ela tentou dizer a ele. Não para sempre, e não de forma completa. Provavelmente apenas temporariamente. Mas você salvou a minha vida, e agora eu sou sua. A versão de mim que existe agora é sua. Para sempre."​


Um final anormal unido a uma narrativa extremamente romântica não são as qualidades que muitos buscam, porém a naturalidade do livro merece ser exaltada. Por isso depois de tantas idas e vindas, dúvidas e incertezas, gargalhadas e lágrimas, o desfecho de tudo é inesquecível ao estilo original e incomum de ‘Eleanor&Park’. .

 

Comments


Sou o tipo de leitora que se apaixona pela história, pelo personagem, pelo lugar, pelo momento, ou simplesmente o ato de lê-lo. É como se eu me apaixonasse por alguém.

Literatura Brasileira
Clássicos
Terror

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Comente em todo post que fizer diferença na sua vida.
 Não dói, gasta menos de três minutos e faz uma blogueira como eu  sentir um mega orgulho do que faz!

bottom of page