Resenha - Eleanor & Park

Eleanor & Park
Autor (a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Gênero: Literatura Estrangeira/ Infanto-Juvenil/ Romance/ Drama/
Páginas: 328
Sinopse: Skoob
Elenor & Park lhe prende pela simplicidade da leitura, e como tudo gira em torno dos enigmas,e das perdas de Eleanor e das superações e certezas de Park. Todavia esse monopólio em Eleanor torna o livro chato para muitos leitores, e o que define se a narrativa será maçante ou eletrizante são os gostos literários da pessoa que está lendo. O livro é “uma montanha russa que só vai para cima”. (Augustus Waters).
“- Por que você gosta de mim?”
“- Não gosto de você – ele disse. - Eu preciso de você.”
É fácil o leitor conspirar em torno do enredo para que o casal fique junto e forme um belo final clichê, entretanto, a graça estar em saber se a autora vai ou não satisfazer o desejo do leitor. A forma na qual o romance foi escrito deixa em aberto inúmeras interpretações isso acaba causando irritação em leitores que gostam de um enredo com certa precisão.
“Maisie estava perfumada feito uma vendedora da Avon, e arrumada como uma prostitua da babilônia”.

O livro se divide nos pontos de vista de Eleanor e Park, o que acaba causando uma boa ponte de compreensão entre os personagens, assim como do enredo com o leitor. O romance é carismático e açucarado, mas, é impossível não perceber os dramas preocupantes retratados no livro. A linguagem foi a mais real possível ao descrever os “jeitos” adolescentes no 1º ano do ensino médio, por isso é impossível não suspira ou achar uma graça de determinados diálogos.
"Você salvou a minha vida, ela tentou dizer a ele. Não para sempre, e não de forma completa. Provavelmente apenas temporariamente. Mas você salvou a minha vida, e agora eu sou sua. A versão de mim que existe agora é sua. Para sempre."
Um final anormal unido a uma narrativa extremamente romântica não são as qualidades que muitos buscam, porém a naturalidade do livro merece ser exaltada. Por isso depois de tantas idas e vindas, dúvidas e incertezas, gargalhadas e lágrimas, o desfecho de tudo é inesquecível ao estilo original e incomum de ‘Eleanor&Park’. .

Comments